quarta-feira, 27 de maio de 2009

Relatorio da Visita ao Monte Latito

Como já foi referido a nossa visita envolvia os monumentos do monte Latito. Nesta visita tivemos a oportunidade de sermos guiados por Dra. Filomena Oliveira, que se disponibilizou prontamente para ser nossa guia e que tem como sua segunda casa a maior casa senhorial do norte de Portugal, os Paço dos Duques de Bragança.
Na verdade foi aos olhos deste espectacular monumento que nós começamos a nossa visita, junto a um jardim mesmo em frente ao Paço. Lá, a Dra. com uma pequena introdução aos monumentos situou-nos no tempo e no espaço. De lá, fomos com muita expectativa para a parte que segundo os historiadores corresponde à porta principal do enorme Castelo de Guimarães e aqui, junto a este grandioso monumento, conhecemos muito sobre ele pois a Dra. Filomena contou-nos que este Castelo desde o seu início tem sofrido algumas modificações começando assim a sua historia no século X quando foi inicialmente construído a pedido da Condessa Mumadona, mas alguns anos depois, D. Henrique pai do primeiro rei de Portugal veio para este castelo morar e por vontade própria decidiu modificar e melhorar este castelo. Por fim, D. Dinis pelo século XIV, já perto dos descobrimentos, mandou transforma-lo num grande e enorme castelo construindo oito torreões para fortificar e, por fim, alterando por completo o projecto inicial, construiu uma espectacular Torre com mais de 25 metros de altitude à qual chamam Torre da Menagem, mesmo no centro das muralhas do castelo. Depois desta pequena história fomos até ao interior deste castelo de uma arquitectura gótica o romana e como forma de prenda, deram-nos a oportunidade de subir ao topo da torre central, Torre da Menagem, onde tivemos uma vista espectacular sobre a fantástica cidade de Guimarães.
Depois de tudo isto fomos para a Capela de S. Miguel onde segunda a história foi lá que D. Afonso Henriques foi baptizado e conhecemos muitas histórias curiosas sobre o edifício, como a historia que antigamente não era chamada Capela de S. Miguel mas sim Capela de S. Margarida.
Por fim e porque tivemos um problema com o tempo, pois para o Paço dos Duques tínhamos guardado o momento alto por ser o monumento mais restaurado e aquele com um grandioso espólio, fomos obrigados a fazer uma visita muito rápida, por isso, não tivemos muito tempo para ver com pormenor mas que deu para adoçar a vista para uma nova visita pelos elementos ou, como ficou decidido, para uma apresentação que será feita na nossa escola tendo assim a turma a oportunidade de ver o interior deste monumento.
Tudo o que tínhamos programado foi conseguido mas por causa do tempo não conseguimos visitar o Paço dos Duques com maior profundidade, mas em vantagem podemos ver e visitar a Torre da Menagem local onde a turma ficou impressionada e espantada com a beleza e a forma da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário